Seminário Nacional sobre os 30 anos da Conferência de Puebla

Aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro o seminário nacional de comemoração e avaliação dos 30 anos do encontro e documento de Puebla, onde faz-se a opção preferencial pelos pobres e jovens na igreja latino-americana e caribenha.

O encontro juntou jovens e assessores, leigos e religiosos, que trabalham com juventude no Brasil, em diversos movimentos e pastorais.
O clima no encontro era alegria em poder unir-se e desenvolver idéias e construir novos sonhos e compromissos para os próximos 30 anos.

O seminário foi construído com as falas de diversos assessores nacionais e latinos, como o Bispo Dom Mariano, da Venezuela, responsável pelo setor juventude latino-americano, Carmem Lucia Teixeira, coordenadora da Casa da Juventude padre Burnie de Goiânia, Padre Hilário Dick, Hildete Emanuela, secretaria nacional da Pastoral da Juventude, Eric, secretario nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular, Solange, socióloga especialista em juventude, e outros.

Durante o seminário, a mística juvenil estava viva e presente a cada momento, até mesmo em falas fortes e necessárias, como a de Felipe Freitas, jovem da Pastoral da Juventude baiana e referencia nacional na campanha contra a violência e extermínio de jovens. A todo o momento era renovado no coração dos participantes a opção de cada um para com a juventude Brasileira, e que devemos levar para nosso cotidiano de comunidade e base.

Em breve será divulgada pela equipe de coordenação do encontro uma carta com as principais sínteses do seminário.

Que os espíritos dos mártires da caminhada nos auxiliem na condução dos próximos 30 anos de opção preferencial pela juventude, na busca da construção da civilização do amor.


Daniel Arrebola